Na última quinta-feira, 18/07, foi iniciada a instalação dos medidores que serão utilizados para verificar, em tempo real, o consumo de energia nos diversos prédios e blocos da universidade federal. Os medidores do modelo MD30 possuem conexão com a internet, o que irá possibilitar a atualização e acompanhamento em tempo real do consumo de energia no campus Rio Branco, da Ufac. Posteriormente será disponibilizado uma plataforma online para que os alunos, professores e técnicos possam acompanhar as medições.

A medição do consumo nos prédios faz parte do projeto “Eficiência Energética na Ufac”, executado pelo Centro de Excelência em Energia do Acre e financiado pela Eletroacre Energisa, através de chamada pública da Aneel. A aquisição dos dados de consumo visa a verificação dos benefícios obtidos pela utilização de equipamentos eficientes nos prédios públicos, assim como possibilitar a individualização das ações de conscientização quanto ao consumo eficiente de energia.

Atualizações sobre os serviços de instalação dos medidores e das primeiras medições podem ser acompanhadas pelo site oficial e também pelas redes sociais do Centro de Excelência em Energia do Acre.

O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Energisa Acre, regulado pela ANEEL.