A instalação da segunda planta fotovoltaica do Centro de Excelência em energia do Acre, foi finalizada na última sexta-feira (23), avançando no projeto da construção de três miniusinas distribuídas no campus Rio Branco da Universidade Federal do Acre. A mais recente conclusão se encontra nas imediações da biblioteca central da Ufac, num esforço contínuo para que a tecnologia de geração fotovoltaica seja cada vez mais conhecida pela comunidade acadêmica.

A conclusão das plantas de geração está prevista para o início de setembro, com a instalação dos cabos e inversores já em execução para posterior conexão da planta fotovoltaica com a rede elétrica do campus, após os testes necessários e comissionamento que serão realizado juntamente com a equipe de manutenção elétrica da prefeitura do campus e também da concessionária local de energia, Eletroacre Energisa.

A miniusina conta com 166 módulos fotovoltaicos, atingindo a potência instalada de aproximadamente 60kwp. Além da geração de energia, será um laboratório de energia fotovoltaica do CEEAC, fazendo parte do projeto prioritário de “Eficiência Energética na Ufac”. Nesta miniusina também serão adicionados sensores e sistemas de comunicação, possibilitando o monitoramento meteorológico, como medições de temperatura e velocidade do vento, com o intuito de realizar um estudo sobre o potencial de geração de energia fotovoltaica no Acre.

 

O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Energisa Acre, regulado pela ANEEL.