Em Execução

Eficiência Energética no Sistema FIEAC: O Centro de Excelência em Energia do Acre – Ceeac, no âmbito do projeto “Eficiência Energética e Uso Racional de Energia na Universidade Federal do Acre” instalou três estações solarimétricas no estado do Acre, nos municípios de Rio Branco, Brasiléia e Cruzeiro do sul. A princípio os equipamentos foram pensados para auxiliar na produção de um diagnóstico do potencial de geração solar da região, uma vez que eram disponíveis apenas dados via satélite, com menor exatidão do que os dados obtidos em solo. O locais de instalação foram escolhidos de modo que  se abrangesse a maior área possível do estado do Acre, com estações em regiões extremas da região. Todos os equipamentos estão instalados dentro de propriedades da Universidade Federal do Acre, reafirmando a parceria entre Ceeac e Ufac, e também facilitando o acesso de pesquisadores da universidade aos dados produzidos.
Sistema de Governança Integrada do CVA com Simulador de Eventos Estocásticos do MCP e Análise de Riscos:Projeto de P&D ANEEL, firmado entre o CEEAC e a Cia. Energética de Brasília – CEB, com o objetivo de desenvolver um sistema simulador para determinação da parcela da CVA. Esse projeto teve início em novembro de 2019 e tem vigência de 20 meses.
Plataforma Integrada de Automação para Simulação Completa de Subestações Digitais com Foco em Interoperabilidade e Segurança Cibernética: Projeto de P&D ANEEL, firmado entre o CEEAC e a Cia. Energética de Brasília – CEB, com o objetivo de desenvolver uma plataforma de automação de Subestações, com foco em segurança cibernética. Esse projeto teve início em novembro de 2019 e tem vigência de 24 meses.

Metodologias e Ferramentas para Planejamento Automatizado Inteligente de Redes de Distribuição Considerando Recursos Energéticos Distribuídos: Projeto de P&D ANEEL, com a Companhia Paranaense de Energia – Copel, que visa automatizar uma série dessas tarefas, inclusive a proposição de obras ao longo do tempo, usando técnicas de Inteligência Artificial – IA e Robotic Process Automation – RPA (sistema de automação de processos computacionais com robôs), incorporando também a análise em cenários de alta penetração de GD, que hoje não são considerados.

Esse projeto teve início em agosto de 2020 e possui vigência de 24 meses.

Núcleo de Excelência em Iluminação Pública da Amazônia – Neipa: Projeto a ser desenvolvido em parceria com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel, com o intuito de Instituir um Núcleo de Excelência em Iluminação Pública da Amazônia – Neipa, que seja referência na Região como fomentador para elaboração de novos projetos no ramo de IP, provendo instruções técnicas, validação de equipamentos de IP e capacitação de pessoal, através de cursos teóricos e do desenvolvimento prático de projeto piloto com melhorias no sistema de iluminação pública do Campus Sede da Universidade Federal do Acre, com funcionalidades smart, para reduzir o consumo de energia e melhorar o funcionamento do sistema e a percepção dos usuários do campus, através da tecnologia LED com telegestão. No âmbito desse projeto, será implantado um laboratório para realizações de testes/ensaios de qualificação e recebimento de equipamentos de IP, além de pesquisas científicas sobre o tema.

Conecte-se com a gente!