Dados solarimétricos

Dados e equipamentos das

Estações Solarimétricas do Acre

Origem

MOTIVAÇÃO E ESCOLHA DE LOCAIS

O Centro de Excelência em Energia do Acre – Ceeac, no âmbito do projeto “Eficiência Energética e Uso Racional de Energia na Universidade Federal do Acre” instalou três estações solarimétricas no estado do Acre, nos municípios de Rio Branco, Brasiléia e Cruzeiro do sul. A princípio os equipamentos foram pensados para auxiliar na produção de um diagnóstico do potencial de geração solar da região, uma vez que eram disponíveis apenas dados via satélite, com menor exatidão do que os dados obtidos em solo. O locais de instalação foram escolhidos de modo que  se abrangesse a maior área possível do estado do Acre, com estações em regiões extremas da região. Todos os equipamentos estão instalados dentro de propriedades da Universidade Federal do Acre, reafirmando a parceria entre Ceeac e Ufac, e também facilitando o acesso de pesquisadores da universidade aos dados produzidos.

Hardware

EQUIPAMENTOS DISPONÍVEIS

Os equipamentos instalados nas três estações são os mesmos, e possuem conexão com internet, de forma que todos os dados possam ser visualizados em tempo real. A estação também conta com alimentação de energia própria, e comunicação via rede GPRS, estando protegida contra falhas no sistema elétrico e de comunicação dos locais onde estão instaladas. Os equipamentos podem ser vistos de maneira detalhada na galeria abaixo.

Como solicitar os dados

Todos os dados obtidos pelas estações solarimétricas são disponibilizados pelo Ceeac de forma gratuita, para todos os membros da comunidade acadêmica, assim como para a comunidade em geral. Para realizar o download dos dados basta preencher o formulário no final desta página com as suas informações pessoais e os detalhes dos dados que deseja receber.

Dúvidas

Qualquer dúvida sobre o acesso ou tratamento dos dados pode ser enviada via e-mail para o endereço lucas.matheus@ceeac.org e assim que possível será enviada resposta.