Projeto Eficiência Energética na UFAC

Visando a redução no consumo de energia do campus Rio Branco da Universidade Federal do Acre – UFAC, foi criado o projeto “Eficiência Energética na UFAC”, que concorreu na chamada pública da Aneel no ano de 2016 e foi selecionado para implementar as ações de eficiência no campus.

O projeto prevê a substituição de todas as lâmpadas utilizadas no campus por novas do tipo LED, que consomem menos energia e tem maior vida útil, além da implantação de uma mini usina fotovoltaica que irá injetar energia limpa da rede de distribuição do campus, reduzindo ainda mais os gastos da administração com energia elétrica.

Para a validação destas ações foi prevista a instalação de medidores de energia do tipo “smart” em todos os blocos da instituição, de modo que sejam verificados os níveis individuais de consumo antes e após as ações do projeto, assim com também para individualizar as ações de conscientização e ensino quanto à utilização de energia para os docentes, discentes e técnicos. As atualizações sobre o andamento deste projeto podem ser acompanhadas pelo site oficial e também pelas redes sociais do Ceeac .