A mini usina fotovoltaica da Ufac faz parte do projeto “Eficiência energética na Ufac”, executado pelo Centro de Excelência em Energia do Acre e financiado pela Energisa Acre, através de chamada pública da Aneel. Esta será a maior instalação fotovoltaica do Acre, quando em funcionamento pleno, com uma potência instalada de 180kWp. A estrutura de geração é distribuída em três plantas geradoras, com a maior sendo localizada sobre a cobertura do prédio do Ceeac, no campus Rio Branco da Universidade Federal do Acre. Além da planta principal com 96kWp, foi instalada uma estrutura de aproximadamente 20kWp na entrada do Ceeac, onde deverão ser desenvolvidas pesquisas com o intuito de melhorar o aproveitamento da irradiação solar e da eficiência dos módulos fotovoltaicos e inversores utilizados para a geração de energia elétrica. Por fim, a última planta com a potência restante foi instalada na entrada da Ufac, nas proximidades da Biblioteca Rui Alberto Costa.

Atualmente os módulos fotovoltaicos e equipamentos necessários para a geração de energia fotovoltaica estão todos instalados, restando apenas os testes de comissionamento para que as plantas sejam conectadas à rede de distribuição de energia do campus e da distribuidora local de energia.

De acordo com estudo realizado pela equipe do Ceeac é esperada uma economia entre 5% e 8% no consumo de energia elétrica do campus Rio Branco da Ufac, além de reduções próximas de 5% em perdas na rede interna do campus. Estas reduções, aliadas à campanha de eficiência energética que vem sendo realizada junto à comunidade acadêmica e à troca de todo o sistema de iluminação utilizado no campus, devem reduzir significativamente os gastos da instituição com energia elétrica, objetivo principal deste projeto.

Além de reduzir o consumo de energia elétrica na Universidade Federal do Acre, o projeto também tem como objetivo desenvolver estudos sobre geração fotovoltaica e elaborar mapas de irradiação solar e recomendações mais precisas para que sejam desenvolvidos outros projetos similares na região. Para isso, além do laboratório fotovoltaico de 20kWp, também estão sendo instaladas três estações solarimétricas, uma em Rio Branco, uma em Brasiléia e a última em Cruzeiro do Sul. Os dados obtidos a partir destas estações serão utilizados para a elaboração de um mapa detalhado da irradiação solar no estado do Acre e de estimativas precisas sobre irradiação solar e potencial de geração fotovoltaica. Todos os estudos e dados serão disponibilizados de maneira gratuita para o desenvolvimento do setor na região.

Como forma de disseminar conhecimentos sobre energia fotovoltaica e incentivar os estudos na área e aplicações na sociedade, o Ceeac abre as suas portas oferecendo visitas técnicas para conhecer as plantas fotovoltaicas e o sistema de geração de energia, para estudantes de engenharia elétrica e também para a comunidade em geral. Estas visitas são guiadas por um dos pesquisadores do Ceeac, apresentando o sistema de geração e o projeto de eficiência energética.